Se você sente muito sono pela manhã, provavelmente você é do tipo de pessoa que adora um café extraforte. Este é o momento de desmistificar o dito de que: “café forte desperta e deixa ligado”.
Quando lemos nas embalagens e rótulos “café extraforte”, “café forte” ou “café intenso”, nada disso está relacionado com a quantidade de cafeína. Normalmente o que essas embalagens querem transmitir é que apenas o sabor da bebida é mais amargo.
A cafeína é uma substância que confere um sabor amargo ao café e é por isso que nós corretamente associamos um café mais amargo a um café com potencial para nos fazer despertar pela manhã. Mas acontece que a cafeína não é exclusivamente a única fonte de amargor da bebida.
A outra fonte de amargor é a torra. Quanto mais escura é a torra de um grão, mas amarga torna-se a bebida. Por isso, quando você comprar um café “extraforte” é praticamente garantido que aquele grão foi apenas hiper torrado.
Já os cafés especiais, não são fortes e nem fracos simplesmente porque sua intensidade não é medida para a cafeína. Cafés especiais apresentam sabores complexos e equilibrados, doçura, presença aveludada na boca e preservam as notas características de sua origem. São agradáveis e muitas variedades não precisam de açúcar.
Se a sua preocupação é em ficar acordado, é importante que você saiba que a cafeína está presente na estrutura molecular do alimento. Torrar mais ou menos não irá intensificar a sua presença, pois a torra não tem capacidade de criar mais cafeína, na verdade, a torra muito escura pode destruir parte destas moléculas, deixando o seu “café forte” possivelmente menos eficaz em te deixar alerta.
Conheça nossos cafés especiais, 100% arábica, mais saudáveis e saborosos e com o mesmo nível de cafeína do que grãos mais torrados. Ao experimentar os cafés Baggio com as torras média, você ganha muito mais em sabor sem perder em cafeína.