Barista: Saiba o que é e o que faz!
Barista, usando roupas brancas e uma máscara, monta uma apresentação de cafés Baggio.

Barista: Saiba o que é e o que faz!

Barista não é uma profissão exatamente nova. O termo remete ao século XVII na Itália e significava “atendente de bar”, pois indicava os profissionais que trabalhavam em casas que serviam tanto café quanto bebidas alcoólicas.


Atualmente, essa profissão tem ganhado destaque, na medida que cresce a apreciação por cafés. Assim, cada vez mais têm surgido cafeterias para proporcionar novas experiências com essa bebida que é bem tradicional. 


A maior demanda por baristas, bem como a exigência de profissionalização, tem gerado interesse pela carreira. A seguir você vai poder conhecer mais sobre o tema.


Índice 


Confira com a gente tudo sobre a profissão de barista e se essa carreira combina com você! 


O que é um barista?

Barista é o profissional especializado no preparo e apresentação de bebidas à base de café, como café coado, espresso, cappuccino, latte, machiatto, mocaccino e outras.


Se antigamente era demandado desse profissional o preparo exclusivo do espresso, hoje exige-se uma atuação mais versátil, com aptidão para diferentes preparos.


O barista vai atuar possivelmente em cafeterias voltadas para servir cafés de alta qualidade, o que demanda conhecimento teórico e prático sobre:

  • tipos de grãos de café;
  • técnicas de torrefação;
  • técnicas de moagem;
  • métodos de extração;
  • latte art.

Todo esse conhecimento é empregado não apenas para preparar o café, mas também na criação de novas receitas que tenham a bebida como base e recomendações ao cliente de acordo com suas preferências.


Ainda que as bebidas mais comuns sejam opções como o espresso e o cappuccino, por exemplo, o barista também prepara drinks com bebidas alcoólicas em versões que tenham o café como ingrediente. Alguns exemplos já conhecidos incluem: café cubano, café irlandês, caipirinha de café, e menta coffee.


Assim, além do domínio das técnicas e processos relacionados ao café, é cada vez mais demandado do barista que ele tenha sensibilidade e paladar para composições que incluem licores, cremes, bebidas alcoólicas, leite (tradicional e vegetal) entre outros ingredientes.


Qual a função do barista?

Agora que já vimos o que é barista, podemos avançar para compreender melhor quais são as funções desse profissional no dia a dia de uma cafeteria.


#01 Operar equipamentos

Tradicionalmente, o barista é o responsável por operar a máquina de café espresso e todos os outros equipamentos necessários para o preparo do café, como moinhos, vaporizadores de leite e outros.

Esse profissional deve ser qualificado para operar os equipamentos, mas também limpá-los e mantê-los em boas condições de uso.

#02 Preparar os cafés


O profissional deve ser qualificado para preparar diferentes tipos de cafés. Para isso, é necessário ter domínio dos processos relacionados à moagem dos grãos, controle da pressão e da temperatura da água, vaporização do leite e espuma.


Esses elementos são indispensáveis para o preparo de uma bebida mais equilibrada e saborosa.


Mesmo no preparo do café mais tradicional, o barista também precisa ter domínio sobre as formas de servir e apresentar o café. Não necessariamente fazer latte art, mas conhecer qual xícara usar para cada tipo de bebida, por exemplo. 


Isso torna a experiência do cliente mais completa e única.


Conforme for ganhando experiência, o barista também poderá começar a expandir seus horizontes de atuação e voltar-se à criação de bebidas a base de café, ampliando o menu disponível.


#03 Atender os clientes

Remetendo a origem da profissão, o barista também é um atendente, de forma que se relacionar com os clientes é uma parte importante da rotina.


Será necessário tanto receber os pedidos dos clientes como também saber fazer recomendações conforme demandando.


Atualmente, o interesse pelo café tem aumentado. Dessa forma, muitos clientes vão às cafeterias não apenas em busca de apreciar a bebida, mas de compreender melhor seus processos.


Essa explicação pode ser solicitada pelo cliente durante o preparo, por exemplo.


O cliente pode também pedir um café mais suave ou mais intenso, sem necessariamente saber qual bebida pedir e contando com a expertise do barista para uma recomendação apropriada ao seu paladar.


Esse tipo de interação diária faz com que o barista também precise desenvolver suas habilidades tais como: boa comunicação, paciência, receptividade e adaptabilidade.

Pessoa fazendo latte art em uma xícara de café Baggio.

#04 Latte art

A latte art consiste no uso de técnicas durante o derramamento do leite vaporizado na xícara para criar desenhos e artes que compõem uma apresentação diferenciada do café.

 

Ainda que a latte art não seja a primeira habilidade a ser desenvolvida por um barista em formação, ela tem se tornado cada vez mais importante devido à demanda dos clientes que assistem esse tipo de apresentação na internet e querem vivenciar essa experiência em seus cafés preferidos.

 

Com isso, mais baristas têm se especializado em latte art como uma forma de aprimorar a experiência dos clientes durante a apreciação do café.

 

Como se tornar um barista?

Considerando o que é barista e suas funções na rotina de trabalho, fica claro que a formação profissional é mais extensa do que se imagina em um primeiro momento.

 

O curso de barista tem duração média de 3 a 6 meses. Posteriormente, o profissional pode se engajar em treinamentos para desenvolver habilidades específicas, como latte art ou criação de bebidas à base de café, por exemplo.

 

No curso básico o objetivo é dominar as bases do preparo das bebidas com café.

 

Teoria

Como em qualquer curso, inicialmente será preciso se dedicar aos aspectos teóricos do preparo do café, com destaque aos conteúdos relacionados aos tipos de grão, torrefação, moagem e como essas etapas influenciam no sabor do café.

 

O conteúdo teórico também pode incluir questões relacionadas à apresentação das bebidas, história do café e outros pontos que contribuam para um entendimento mais amplo deste assunto.

 

Prática

Ao mesmo tempo, o barista em formação começará a desenvolver as habilidades práticas de preparo, como, por exemplo:

  • coar café;
  • preparo do café expresso;
  • vaporização do leite;
  • proporções de água e café;
  • como fazer a moagem do grão.

 

No começo é normal não ter a mesma desenvoltura que baristas profissionais para executar essas etapas, entretanto, a prática serve justamente para desenvolver essas habilidades.

 

Quanto mais experiência, mais natural se tornarão os diferentes passos para o preparo e apresentação dos variados tipos de cafés.

 

Paladar

Um desafio ao barista em formação é o aprimoramento do paladar para ser possível identificar as nuances da bebida, separando as notas e reconhecendo as influências na composição e equilíbrio da bebida.

 

O treinamento do paladar depende de um esforço à parte do curso de barista em si.

Para isso é preciso treinar a degustação e estimular o paladar ao recorrer aos sabores básicos (doce, salgado, azedo, amargo e umami).

 

Nesse período de treinamento, uma alimentação menos industrializada será importante para aumentar sua percepção em relação aos sabores naturais dos alimentos.

 

Vale a pena ser barista?

Uma dúvida comum é se realmente  vale a pena ser barista. E a resposta, obviamente, é: depende!

 

O barista deve ser um profissional interessado no universo do café e com vontade de ampliar constantemente seu conhecimento e domínio sobre o assunto.

 

Habilidades interpessoais também são requeridas para o atendimento ao cliente.

 

No que se refere ao mercado de trabalho, a demanda por barista está em crescimento, mas como em outras profissões será necessário ter responsabilidade, engajamento e desejo constante pelo aperfeiçoamento.

 

Conclusão

Barista é uma profissão que se renova conforme o café de alta qualidade ganha espaço e novas versões desse tipo de bebida ganham popularidade.

 

Para atuar neste ramo, além do gosto pelo café, o profissional precisa ser organizado, ter habilidade para se relacionar com os clientes e ter interesse em aprofundar-se na teoria e prática do preparo do café.

 

Mesmo com um mercado de trabalho aquecido, motivando o aumento da procura por cursos de barista, para garantir sucesso nessa profissão são diferenciais positivos o desejo de aprimorar seus conhecimentos e habilidades sobre o café e entender que o universo do cafeeiro está em constante expansão.


Gostou desse conteúdo? Então não deixe de acompanhar conteúdos como esse em nosso Blog!

Postagem anterior
Postagem seguinte
Fechar (esc)

Popup

Use this popup to embed a mailing list sign up form. Alternatively use it as a simple call to action with a link to a product or a page.

Age verification

By clicking enter you are verifying that you are old enough to consume alcohol.

Buscar

Adicionado ao carrinho