Já pelo nome, fica claro que o cappuccino não é exatamente brasileiro, mas a bebida que une café e leite tem se tornado mais e mais popular no país.
Café com leite? Estamos falando do pingado? Não, a receita do cappuccino tem uma proposta bem diferente do tradicional pingado, mesmo que os ingredientes sejam os mesmos. Acredite, faz toda a diferença no sabor final da bebida.
Se você está se aventurando no mundo dos cafés, o cappuccino é um ótimo ponto de partida e já tem mais de 100 anos que não sai de moda.
Para contemplar toda a complexidade dessa bebida, trazemos a seguir não apenas o passo a passo da receita, mas também a história. Confira:
Índice
- O que é cappuccino?
- Qual a origem do cappuccino?
- Como fazer cappuccino?
- Saiba como deixar o cappuccino cremoso
- Cappuccino, café Latte e Flat White: Qual a diferença?
- Qual a diferença entre o cappuccino italiano e o brasileiro?
- Posso tomar cappuccino à noite?
- Conclusão
O que é cappuccino?
O que é cappuccino pode parecer uma pergunta até boba de tão óbvia, mas é aí que você se engana, pois uma coisa que o cappuccino não tem é obviedade.
Duas das instituições de maior peso no mundo do café, a Specialty Coffee Association (SCA) e a o World Barista Championship (WBC) vão definir o cappuccino como:
Uma bebida de café e leite de aproximadamente 150 a 180ml equilibrada entre o doce do leite e o espresso. Ele deve ser preparado com uma dose de espresso, leite vaporizado e, no mínimo, 1 cm de espuma.
Para alguns especialistas houve uma transformação no cappuccino nos últimos anos, com o tamanho médio caindo de 220ml para 120 a 180 ml. Com isso, a proporção de espuma também diminui.
Um dos aspectos que explica essa mudança no cappuccino é a maior acurácia em relação aos grãos. Assim, o cappuccino menor permite valorizar mais os sabores do grão, identificando as sutilezas e notas do perfil de café que compõe a bebida.
Qual a origem do cappuccino?
A origem do cappuccino ainda é um tema em disputa, sendo que há duas versões predominantes.
No livro The World Of Coffee, de James Hoffmann, ele argumenta que o cappuccino é original de Viena do século XIX.
Nessa tradição, o “kapuziner” é uma bebida de café coado misturado com leite ou creme. Sabia-se que a proporção de leite e café estava correta quando a bebida adquiria um tom semelhante à cor das vestes capuchinhas dos monges.
É nesse mesmo livro que Hoffmann extingue o mito das três partes do cappuccino: 1/3 de espresso, 1/3 de leite vaporizado e 1/3 de espuma. Essa definição surgiu muito depois da própria bebida.
A outra tradição atribui à Itália a origem do cappuccino. Nesse caso, a bebida também tinha relação às vestes dos monges da ordem franciscana.
Em italiano a palavra “cappuccio” significa capuz e “cappuccino” é o diminutivo, sendo uma referência às vestes dos monges que teriam inventado a bebida e atribuído o nome.
Como fazer cappuccino?
Se você está aqui pela receita original de cappuccino já deve ter percebido que se trata de café espresso + leite (vaporizado + espuma). Vamos conferir:
Espresso
O cappuccino deve ser feito com uma única dose de espresso, o que significa entre 25 e 35 ml.
A principal característica do espresso é ser mais concentrado que o café coado. Idealmente, ele deve ser extraído por meio de um processo no qual o pó é exprimido pela água com pressão.
Para o cappuccino caseiro nem sempre está disponível esse tipo de equipamento, então o café coado torna-se uma opção.
Uma possível medida é extrair uma dose de espresso na versão coado de 36-40 gramas de pó de café para 25-35ml de água. Para se ter uma ideia, no café coado tradicional, a proporção é de 7-13g de pó de café para 100ml de água.
Leite
Para o preparo do cappuccino o ideal é ter um vaporizador.
Se você tem o vaporizador em casa, lembre-se que o leite deve estar gelado inicialmente. O tempo de contato do pitcher com a superfície do leite é de 2 a 5 segundos no caso do cappuccino que exige mais espuma.
Entretanto, como sabemos que esse equipamento é menos comum em casa, há opções para o cappuccino caseiro.
Você pode apenas aquecer o leite e despejar na xícara, sem mexer. Para uma proporção correta use de 100 a 145ml de leite. O problema dessa versão é que ela perde no item espuma, uma característica importante da receita original do cappuccino.
Para preparar a espuma, uma opção é usar um mixer para obter uma versão mais aerada do leite, o que se assemelha mais ao leite vaporizado das cafeterias.
Se você não tiver um mixer em casa, pode usar uma prensa francesa ou mesmo despejar alternadamente o leite em utensílios para uma versão com mais ar e espuma.
Um ponto importante é não mexer o cappuccino após adicionar o leite ao café espresso.
Com certeza alguém está se perguntando: será que eu posso usar bebida vegetal (leite vegetal)?
Sim, pode, mas além de ser uma variação da receita original do cappuccino, o resultado será um pouco diferente. Devido ao baixo teor de gordura, o leite vegetal é menos propenso a formar espuma e ficar cremoso.
Saiba como deixar o cappuccino cremoso
Um dos maiores desafios do cappuccino caseiro é conseguir obter bons níveis de cremosidade na bebida , além de 1cm de espuma. O ideal é que o leite tenha um percentual de gordura de, pelo menos, 5%. É o teor de gordura que influencia na cremosidade e firmeza.
Se tiver um bom leite, mas não tiver o vaporizador, o mixer pode funcionar para aerar o leite antes de adicioná-lo ao expresso.
Algumas receitas na internet recomendam adicionar uma pitada de bicarbonato de sódio ao leite para obter mais espuma. A técnica funciona, mas altera o sabor clássico do cappuccino, assim como qualquer ingrediente extra que você queira adicionar, como chocolate, açúcar ou canela.
Cappuccino, Café Latte e Flat White: Qual a diferença?
Quer confusão maior do que entender as diferenças entre as várias bebidas de café com leite? Explicamos elas a seguir!
Café Latte
O café latte é frequentemente confundido com o cappuccino. Uma característica dele é o tamanho, cerca de 240ml.
Esse volume adicional do café latte é obtido por meio de duas partes de leite e uma de espesso. Então se no cappuccino são cerca 100ml de leite, no latte são 200ml, o que difere totalmente o sabor final.
O latte também tem uma porção menor de espuma. No latte o leite é menos aerado do que no cappuccino, o que faz com que ele se misture mais com o café espresso.
Flat White
O flat white é uma bebida mais tradicional na Austrália e também é mais volumosa que o cappuccino.
Apesar do “white” no nome, o flat White tem, na verdade, maior concentração de café: duas doses de espresso e duas partes de leite.
O flat White tem uma espuma suave e fina no topo, e é caracteristicamente, menos cremoso que o cappuccino.
Qual a diferença entre o cappuccino italiano e o brasileiro?
Os italianos têm uma tradição antiga com café e leite e, por isso, o Instituto Nacional de Café Espresso da Itália tem uma definição própria cappuccino: “25 ml de espresso e 100 ml de leite batido com espuma”.
Na versão italiana, o cappuccino tem na superfície uma borda marrom com interior branco, diferenciando-se da versão mais americana (e popular no Brasil) de Art Latte.
Para os italianos, o cappuccino é a bebida tradicional da manhã, sendo que o sabor mais intenso do café vem por último na xícara. Além disso, o consumo também é diferente, com longos goles em uma degustação rápida e prática. Bom para começar o dia.
No Brasil, a versão do cappuccino mais tradicional nas cafeterias é com Art Latte na superfície e o tempo de apreciação é maior, desfrutando da bebida sem pressa. Nas receitas caseiras de cappuccino os brasileiros também costumam adicionar “extras”, principalmente chocolate e canela polvilhada.
Claro que a versão brasileira do cappuccino não está “errada”, mas essa opção altera o clássico equilíbrio entre café espresso e leite da versão clássica.
Posso tomar cappuccino à noite?
O cappuccino é feito com café espresso, cuja característica é ser mais concentrado do que o café coado tradicional. Uma dose de café espresso (25-35ml) contém uma quantidade maior de cafeína, que segundo estudos, pode causar insônia e até mesmo afetar a qualidade do sono.
Assim, como a cafeína permanece no organismo por, em média, 8 horas, a recomendação é tomar sua última dose diária de cafeína cerca de 8 horas antes do seu horário habitual de dormir.
Conclusão
Bom, hoje fizemos uma viagem às origens do cappuccino e, mesmo que a dúvida Viena x Itália continue, já sabemos um pouco mais sobre a importância dessa bebida em diferentes culturas.
Lembrete: a receita original de cappuccino é muito simples, uma dose de espresso + 100-145ml de leite vaporizado.
Em casa dá para adaptar e ter uma versão de cappuccino caseiro muito próxima às versões de cafeteria. Também é possível fazer com leite vegetal e, até mesmo, adicionar ingredientes extras, embora o resultado seja diferente da receita original.
Nossa dica final é: experimente! Nada melhor que o seu paladar para comprovar as nuances de sabor em cada uma das opções de bebidas de café + leite.
Ah, está pensando em beber seu cappuccino mais tarde hoje? Tudo bem, mas atenção ao excesso de cafeína à noite, combinado?
Confira outros conteúdos no blog da Baggio e fique por dentro dos mais diversos assuntos do universo cafeeiro!