Você provavelmente já foi preparar um cafezinho que estava há muito tempo parado em sua casa e percebeu que ele tinha gosto "velho", certo? Isso ocorre pois existe um processo chamado oxidação.
Alguns fatores ajudam na alteração do sabor do café, como calor, umidade, outros aromas que estão por perto durante o armazenamento dele, mas o que deixa ele com o sabor envelhecido é a oxidação.
Por que isso acontece?
Os grãos do café possuem óleos, compostos químicos e ácidos, e é isso que dá sabor à ele. Uma vez que o grão ou o pó entram em contato com ar, o sabor e o cheiro começam a se degradar e evaporar, e é aí que começa o processo de oxidação.
O oxigênio, com todo o seu valor vital, é uma força destrutiva da natureza. Por que sua bicicleta velha enferrujou no quintal? Por que suas frutas estragam depois de permanecer 3 dias em sua fruteira? O oxigênio é o culpado disso.
Mas por que? Por que a evaporação desses produtos químicos mudaria o sabor? Bem, são esses compostos que dão o sabor do café em primeiro lugar!
Como evitar que o sabor se altere?
Nós, aqui da Baggio, já colocamos a válvula (você pode entender melhor como funciona a válvula nesse link) em todas as embalagens de nossos café. Ela tem a função de liberar o gás carbônico que o café produz naturalmente e ainda impede a entrada de oxigênio para que o café não oxide. Isso faz com o que o café mais fresco possível chegue até você!
Outro fator importante para manter as propriedades importantes do café é o modo como você o armazena. Temos um texto com dicas aqui.
Conheça os nossos cafés aqui 👇