Você sabia que após abrir a embalagem do café é preciso tomar alguns cuidados para que as propriedades mais importantes sejam mantidas e o sabor continue sempre fresquinho? E isso vale tanto para os cafés em pó quanto para os grãos.
Todos os nossos cafés são feitos com papel laminado, para manter a temperatura ideal dentro do pacote, e possuem uma válvula desgaseificadora, que tem a função de liberar o gás carbônico (que o café produz naturalmente) e impedir a entrada de oxigênio para evitar a oxidação. Isso já permite que o café chegue até você com a melhor qualidade, mas não dispensa os cuidados necessários após a sua abertura.
CAFÉ TORRADO E MOÍDO
Para o torrado e moído é importante que o recipiente esteja sempre bem vedado e longe de toda a luz que pode alterar a temperatura ambiente do pó. E se você já ouviu falar que seria bom guardar o café dentro da geladeira saiba que essa não é uma boa prática, pois o café fica em contato com a umidade e ainda pode “puxar” o odor de outros alimentos que estão por perto.
CAFÉ EM GRÃOS
Já o café em grãos tende a manter suas propriedades por mais tempo e tem uma vida mais longa, mas ainda assim é importante que o recipiente esteja sempre bem fechado e seja mantido longe da luz (para que a temperatura não seja alterada). Ah, e nada de moer mais grãos para guardar o pó. O correto é fazer a moagem e consumir tudo de uma única vez.
Outra coisa importante: sempre armazene o seu café longe de produtos de limpezas, temperos ou outros itens que soltem cheiros fortes, e sempre deixe o café em temperatura ambiente antes de prepará-lo. Assim, a sua experiência continua sendo única toda vez que você preparar o seu amado cafezinho!