Você deve ter notado que alguns cafés utilizam coffea 100% arábica e sinalizam isso em sua embalagem. Mas o que isso significa?
Atualmente existem mais de 100 espécies de café, mas as duas principais produzidas e vendidas são: Coffea Arabica e Coffea Robusta (também conhecido como Conilon)
O Arábica é hoje o que há de melhor no mercado. Ele é cultivado em locais com altitude superior a 800m e com o clima propício para o seu plantio. Ele possui propriedades que equilibram acidez e doçura e por isso é o queridinho dos apreciadores do café.
Outro fato que atesta a sua qualidade é que os cafés denominados gourmets e especiais precisam necessariamente ser feitos com café arábica e é responsável por cerca de 60% da produção mundial.
Mas e o Robusta?
O robusta é conhecido por ter um forte amargor. Ele não precisa ser cultivado em regiões com alta altitude e possui um custo de produção menor quando comparado ao arábica. Por isso, ele acaba sendo mais utilizado e às vezes até misturado com os grãos Arábica.
E quais são as principais diferenças entre eles?
- O principal é o sabor. O Robusta tem seu sabor parecido com algo “queimado”, mais amargo e muito intenso. Já o Arábica possui o equilíbrio perfeito e um sabor mais agradável.
- Uma razão pela qual o sabor não é tão bom para o Robusta é que ele tem mais cafeína do que o Arábica. O que pode parecer positivo, mas a cafeína tem um sabor amargo e acaba deixando o gosto da bebida desequilibrada. O Robusta tem 2,7% de teor de cafeína, quase o dobro dos 1,5% do Arábica.
- Quantidade de lipídios e açúcar: o Arábica contém quase 60% mais lipídios e quase o dobro da concentração de açúcar do que o Robusta. Esse fator provavelmente também tem um grande impacto sobre por que preferimos o sabor do Arábica.
- De uma perspectiva de preço, o Robusta custa cerca de metade do preço do Arábica no mercado de commodities. (Robusta vs. Arábica)
- O Robusta é mais fácil de cultivar, tem maior rendimento e é menos sensível aos insetos - a cafeína extra é uma defesa química da semente do café, pois a quantidade no Robusta é tóxica para os insetos. Todos esses fatores ajudam a aumentar a oferta e a reduzir os custos de insumos para a produção desse café. Com esse preço mais atraente, muitos torrefadores adicionam Robusta à sua mistura na tentativa de reduzir seus custos e aumentar seus lucros.
- O cultivo. O Arábica precisa necessariamente ser cultivado em locais com altitude maior que 800m por conta do clima. Diferentemente do Robusta, que não tem necessidade de ser plantado em locais com climas amenos.
- A forma: os grãos Robusta são muito mais circulares, enquanto os Arábica são mais ovais, conforme na imagem abaixo:
- Altura da planta: o Arábica geralmente cresce entre 2,5 - 4,5 metros, em comparação com os 4,5 - 6 metros de altura do Robusta
- Cultivo: Cerca de 75% da produção mundial de café é Arábica, sendo cerca de 25% Robusta. O Brasil é o produtor de Arábica mais importante e o Vietnã é o que mais produz Robusta.
Se você quiser conhecer cafés 100% arábica, veja as nossas seleções aqui 👇