Para servir um café de qualidade, é preciso conhecer todas as etapas de produção do café e uma delas é a moagem; Ela consiste basicamente em moer os grãos, definindo a granulometria do pó que deseja - podendo ser fino, médio ou grosso.
Confira, a seguir, como identificar cada tipo de moagem:
Fina:
Possui uma textura semelhante a um sal de mesa, farinha de rosca ou até mesmo açúcar refinado. Porém, suave e consistente. O grão triturado na granulação fina permite a maior resistência à passagem de água, aumentando o tempo de extração, deixando o aroma acentuado.
Média:
Semelhante à areia grossa ou açúcar cristal, ele tem partículas ásperas e disformes.
Garantindo um excelente café expresso ou coado, ele é perfeito para métodos de preparo filtrados e de infusão, como o Hario V60, Chemex, café coado, cafeteira italiana entre outros, sendo inclusive a moagem que usamos aqui na Baggio.
Grossa:
A moagem grossa remete bastante aos flocos de aveia ou sal grosso. Cada partícula de grão é distinta, podendo ser vista facilmente a olho nu, diferente da moagem fina.
Ela costuma ser utilizada em cafés mais suaves e o tempo de contato do pó com a água dura cerca de 3 minutos.
Agora que você já sabe identificar o seu tipo de moagem favorito, que tal experimentar nossa linha Baggio grãos? Assim, você pode pôr em prática o que aprendeu!
Se você quiser conhecer cafés 100% arábica, veja as nossas seleções aqui 👇