Existem diversas regras para manter o frescor dos alimentos favoritos da casa, e isso acontece também para a nossa bebida matinal favorita: o café. O sabor e aroma são o que torna o café especial, assim, quando estes forem expostos à umidade, luz, calor e oxigênio você obterá uma xícara menos saborosa. No entanto, quando armazenado corretamente, você protege o café e o mantém com sabor por mais tempo. Comece com grãos de qualidade e armazene-os adequadamente para maximizar os bons atributos do café.
Como armazenar seu café após aberto?
Há quatro coisas que todos os tipos de café não gostam: luz, calor, umidade e oxigênio. Para manter seu café fresco por mais tempo, evite esses quatro elementos.
O recipiente mais recomendado para armazenar café é um recipiente hermético, dentro da embalagem original, para que garanta a proteção dos quatro elementos citados acima. Apenas certifique-se da data de validade, antes da utilização.
Onde você armazena é tão importante quanto o que você armazena.
Para manter o café fresco e saboroso, armazene-o em temperatura ambiente em um local escuro, fresco e seco. Embora possa ser conveniente manter uma lata de grãos de café na bancada ao lado do moedor, esse é o pior lugar para colocá-la. Por quê?
Porque se você tem uma janela na cozinha, corre o risco de expor seu café ao calor e à luz. Em vez de colocá-lo no balcão, guarde-o dentro de um armário ou na despensa. Quanto mais escuro o ambiente, melhor!
Posso congelar meu café após aberto?
O frescor é fundamental para uma xícara de café de qualidade. De acordo com a National Coffee Association, é melhor consumir o café o mais rápido possível após a torra, principalmente depois que o lacre da embalagem original for rompido. O café pode ir ao freezer, mas congelar o café não é o método recomendado de armazenamento. Armazenar o café no freezer (ou na geladeira) também pode expô-lo à umidade, o que diminuirá o sabor e causará um envelhecimento rápido se não for consumido imediatamente após o descongelamento.
É possível que o café estrague?
O café por ser um alimento embalado e seco, se armazenado da maneira correta, levará um tempo para se degradar. Porém, quando falamos em "estragar", associamos ao cheiro e mofo, o que não acontece quando falamos de café. Então, o que seria um café "estragado"?
O processo que afeta drasticamente o sensorial do café é a oxidação. Isso acontece quando deixamos o café em contato com o oxigênio e umidade, que causará uma degradação na intensidade e sabor do mesmo. No caso dos cafés gourmets, perderão a textura e as notas delicadas.
Porém, se você cuidar bem do café, não há razão para que isso aconteça. No entanto, não armazenar o café corretamente pode fazer com que seu frescor seja alterado rapidamente.
Quanto tempo o café moído permanecerá fresco, após aberto?
As embalagens abertas de café moído devem ser mantidas em um recipiente opaco e hermético à temperatura ambiente. O café moído armazenado dessa maneira normalmente permanecerá fresco por 1 a 2 semanas. No entanto, quanto mais cedo você consumir seu café moído, melhor, principalmente se você estiver lidando com grãos que você mesmo moeu.