Ocupando mais de 1,82 milhões de hectares, a produção brasileira de café é considerada a maior do mundo. Para que o café chegue fresquinho à mesa do consumidor, é necessário uma série de etapas; Desde a preparação do solo até ser transformado na bebida que tanto amamos.
Confira algumas etapas de como o café é produzido:
1 - Plantio
As sementes são cautelosamente selecionadas e os grãos são mantidos em viveiros próprios até que elas fiquem prontas para o plantio. Após o plantio, a muda, para seu desenvolvimento saudável, recebe irrigação, adubação e proteção contra pragas.
2 - Colheita
Após a florada do café (a flor dá origem ao fruto), e após esses frutos amadurecerem, chega a tão esperada hora da colheita, normalmente realizada entre maio e agosto.
3 - Beneficiamento
Após ser colhido e levado para a fábrica, o grão é higienizado e preparado para o processo de seleção de grãos. Nesta etapa é realizado o despolpamento, processo em que ocorre a retirada da casca e da polpa da semente, deixando-a pronta para uma fermentação natural que, em seguida, dará por resultado uma semente seca.
4 - Classificação
Os grãos serão selecionados por tamanho e as impurezas serão retiradas.
4 - Torrefação
Os grãos passam pela torrefação, induzida pelo calor, com temperaturas de 180°C a 240°C. Nessa etapa é onde as alterações químicas e físicas do café acontecem, essenciais para definir o sabor do café.
6 - Moagem
Nesta etapa os grãos são moídos e o café está pronto para ser embalado.
Como pôde perceber, o café passa por muitas etapas até chegar na sua casa e é por isso que a Baggio faz tudo com muito amor e carinho. Se você é um verdadeiro fã de café, confira nossos cafés premiados: