A colheita é um dos principais processos que determinam a qualidade final do café. Por isso, a escolha do método que será utilizado é fundamental para estabelecer o padrão da bebida.
Como ocorre a colheita na Baggio?
Aqui, a colheita é feita quando os grãos alcançam a maturidade - a cereja -, que acontece no período da seca, por volta de março até setembro. O que evidencia este marco é a alteração na casca do grão. Este, segue do verde para o vermelho ou amarelo.
O fator principal para identificarmos melhor a maturidade dos grãos é a umidade, assim conseguimos saber qual a melhor data para colheita. O adequado é iniciar a colheita quando a lavoura possuir um número de grãos verdes menor do que 20%. Porém, ainda assim, pelo zelo que temos com a nossa qualidade, não os colhemos. Na Baggio, priorizamos apenas os grãos cereja.
E o que ocorre após a colheita?
Após a colheita, ainda é preciso tomar os devidos cuidados para que o grão estenda sua qualidade até o produto final. Por isso, algumas cautelas são tomadas:
A secagem dos grãos, processo realizado no mesmo dia da colheita, é fundamental para definir o sabor do produto final.
Fazemos também o processamento, que é realizado após a colheita, onde separamos quaisquer impurezas - folhagens, pequenos fragmentos - e também grãos colhidos por acaso, como os grãos ainda não maduros.
A qualidade possui exigências e nós, da Baggio, cumprimos todas elas. Por isso, nós fazemos tudo com muita dedicação, cautela e carinho!
Como você imaginava que funcionava a nossa colheita? Conte-nos nos comentários!