A cafeína é uma substância que faz parte da suplementação pré-treino de muita gente. Entretanto, uma alternativa mais natural é trocar os comprimidos pelo café. Neste texto falaremos sobre o café como pré-treino, que é um estimulante de origem natural muito eficiente.
Os termogênicos são alimentos e substâncias que estimulam o corpo humano a produzir calor e, consequentemente, auxiliam na queima de gordura.
O café como pré-treino é uma excelente opção para quem procura uma alimentação mais natural. Assim, é possível combinar a ação termogênica e estimulante do café com outros alimentos para conseguir os nutrientes necessários para o treino.
O ideal é consumir o café entre 30 minutos e uma hora antes do treino. Dessa forma, durante a atividade física o café estará com o pico de concentração máximo na corrente sanguínea.
Benefícios do Café como pré-treino
Além de ser gostoso, a ingestão de café traz vários benefícios para o corpo humano. O mais conhecido deles é seu efeito estimulante, que ajuda a diminuir o cansaço e aumenta a energia para começar o treino.
O café também tem como efeito melhorar a concentração e a memória, mas o benefício mais interessante é auxiliar no desempenho durante as atividades físicas.
Não podemos deixar de mencionar que o café intensifica o estado de alerta, os reflexos e a rapidez na tomada de decisões. Sem contar o efeito psicológico de levantar o astral.
Vasodilatador e antioxidante natural
De acordo com estudos, o café é um alimento rico em flavonoides, substância com efeito antioxidante que combate os radicais livres e consequentemente retarda o envelhecimento das células.
Os flavonoides também têm como característica proteger o corpo contra infecções, entretanto o mais interessante para os atletas é sua atuação como vasodilatador. Isso quer dizer que ela aumenta a circulação de sangue pelo corpo e assim, melhora a oxigenação celular e desempenho dos atletas, pois aumenta a resistência física e a explosão muscular durante os treinos.
Receitas de café como pré-treino
Para potencializar o café como fonte de energia:
- 300 ml de café Baggio
- 1 colher de sopa de ghee
- 1 colher de sopa de óleo de coco extravirgem
Misture todos os ingredientes com a ajuda de um mixer ou liquidificador e beba em seguida.
Também é possível misturar o café com o Shake de proteína:
- 150 ml de café congelado (faça no dia anterior e coloque na forma de gelo)
- 30g de proteína
- 1 colher de pasta de amendoim
- 1 colher de chá de cacau
- 1 colher de chá de canela
Bata todos os ingredientes no liquidificador até formar uma espuma e beba em seguida.
Este artigo foi útil? Compartilhe!