Você sabia que a maior parte da população ama café, e ele é a segunda bebida mais consumida no mundo, ficando atrás somente da água?
Apesar de toda sua popularidade, muitas pessoas ainda não sabem reconhecer quais características são fundamentais para um bom café. E nós explicaremos as principais delas e como você pode começar a ser um degustador expert na bebida mais amada do mundo!
Elegemos 5 características importantes para você começar a análise da sua bebida favorita:
SABOR
Parece desnecessário ressaltar a importância de algo tão básico para qualquer bebida que exista! Entretanto, a maioria dos apreciadores de café não param para analisar qual o gosto do café que eles estão tomando.
Tomar um pequeno gole e analisar com calma o gosto, facilita para que o seu paladar processe melhor as sensações de sabor que o café tem.
Qual sabor você sente enquanto toma o seu café? Quais notas percebe? Frutadas? Caramelizadas? Ou Florais ?
AROMA
O olfato é um dos primeiros sentidos e, na maioria das vezes, é o que informa ao cérebro quais são as características da bebida. Além disso, ele é extremamente importante porque trabalha em conjunto com o paladar para se obter uma experiência e sensação completas.
Por isso, sentir bem o aroma do café antes de tomá-lo é essencial. Ele cheira como nozes ou frutas vermelhas? Frutas secas ou doce?
No início pode ser um pouco difícil identificar esse aspecto, mas isso é completamente normal. Tenha em mente que com o tempo os seus sentidos irão se aperfeiçoar.
ACIDEZ
Todos os tipos de café possuem um grau de acidez. Não estamos aqui falando da acidez causada enquanto o fluido está na boca, mas sim após o gole ser tomado e que fica normalmente na lateral da língua.
Perceba se o café deixa uma sensação mais seca ou mais doce. É algo mais azedo? Ou seco e adocicado? É desejável se for uma acidez natural e não azeda.
CORPO
O termo basicamente se refere à textura da bebida, ou seja, como sua boca sente o café. Existem cafés mais viscosos, outros mais aquosos e alguns com o aspecto mais oleoso. Os oleosos e mais encorpados costumam ter uma qualidade melhor.
PALADAR
O paladar é a sensação que o café deixa depois do gole acontecer. É a soma do sabor que fica, do aroma deixado, e da acidez sentida. Para entender melhor o que isso significa, basta que, após o gole, você preste muita atenção em como o seu paladar interpreta essa sensação e por quanto tempo ela dura.
Analisar friamente os cafés que você toma é uma prática muito positiva para a sua percepção. Pode demorar um pouco até que você consiga processar todos esses aspectos, mas com a prática isso vai se tornar bastante natural e você reconhecerá as características que um café de qualidade tem.
TORNE-SE UM EXPERT EM CAFÉ
Agora que você já conhece as principais características de um café - sabor, aroma, acidez, corpo e paladar - que tal começar a apreciar o seu café? Sempre que puder, separe um tempinho no seu dia para sentir estas características na hora de tomar o seu café. Para reconhecer um bom café é preciso se exercitar! E, para isso, a melhor coisa é tomar sempre o seu cafezinho com muita atenção e curtindo cada momento!